Pequenos
furtos
Crimes Graves
e Violentos
As câmaras funcionam ininterruptamente, 24 horas por dia, sem captação de som, e a sua gestão compete exclusivamente à Polícia de Segurança Pública.
As câmaras de videoproteção são uma ferramenta de grande importância na prevenção e na manutenção da segurança pública na cidade, complementando de forma relevante o trabalho de proximidade desenvolvido pelos agentes da PSP.
O sistema permite a monitorização, em direto, de diversos locais em simultâneo, públicos ou abertos ao público, permitindo a deteção de situações de segurança pública de forma precoce e direcionando para o local em causa os meios policiais, ou de emergência, mais adequados para a resolução do evento. A par disso, este sistema permite intervir, também de forma precoce, no auxílio da população mais vulnerável perante situações que ocorrem na via pública, como por exemplo quedas, indisposições, acionando todos os meios necessários, e constituindo-se, assim, como uma ferramenta importante a este nível.
A utilização do sistema de videoproteção no município da Amadora, desde 2017, tem tido um impacto significativo no número de furtos, que registou uma quebra de 23%, tendo o mesmo sido ao nível da criminalidade grave e violenta, que diminuiu em 21%.
Face ao exposto, verifica-se que os sistemas de videoproteção contribuem para a diminuição efetiva da criminalidade, ao mesmo tempo que consolidam um sentimento de segurança na população.
Total de Câmaras
3.2 Milhões de Euros Investidos
Redução de 21% em Pequenos furtos
Redução de 23% em Crimes Graves e Violentos
está instalada nas 6 freguesias do Munícipio
Os sistemas de videoproteção contribuem para a diminuição da criminalidade
Consolidam o sentimento de segurança na população
Os espaços que não integrem o espaço público estão devidamente mascarados garantindo a privacidade total dos cidadãos
O tratamento e conservação das imagens captadas encontram-se sujeitos e protocolos estritos e que garantem a confidencialidade e o acesso (muito) restrito à informação