Há cada vez mais acidentes com os chamados ‘zombies digitais’, pessoas que nem para caminhar guardam o telemóvel.
A Câmara Municipal da Amadora implementou junto a algumas das principais artérias da cidade as ‘smartcross’, um sistema luminoso pioneiro em Portugal, que conjuga os semáforos colocados em postes a faixas luminosas instaladas no chão.
A luz alterna entre o verde o vermelho, tal como no sistema vertical, e serve principalmente para aqueles cuja posição mais comum é cabeça baixa, com os olhos postos no telemóvel. O objetivo desta medida passa por prevenir acidentes causados pela distração com o uso do telemóvel e de outros aparelhos eletrónicos.
Para além das vantagens neste âmbito, as ‘smartcross’ têm-se revelado úteis para compensar a luminosidade dos dias mais claros quando, por vezes, a luz solar encandeia os transeuntes.
No âmbito da Semana Europeia da Mobilidade 2020, foi inaugurada na Amadora a primeira Escola da Mobilidade do país, que reúne os eixos da sustentabilidade, do ambiente e da cidadania.
A par da segurança rodoviária, este equipamento, localizado na freguesia da Falagueira-Venda Nova, visa sensibilizar e dar formação de forma mais abrangente, incluindo também a mobilidade suave.
Tem como público-alvo os alunos das escolas do concelho e não só, proporcionando uma aula teórica, dando noções básicas de segurança, cidadania e sustentabilidade, para o seu futuro enquanto peões, utilizadores de bicicleta e outros modos de mobilidade suave, e também como automobilistas. Com a devida promoção dos transportes públicos, enquanto base da mobilidade.
Na Escola da Mobilidade, após a parte teórica, as crianças têm oportunidade de colocar em prática os novos conhecimentos, utilizando a frota de carrinhos a pedais, as trotinetes e bicicletas, nos arruamentos ali desenhados.
Na teoria e na prática, de forma incentivadora e divertida, para ajudar a formar melhores cidadãos, mais conscientes, com comportamentos mais positivos e sustentáveis.
Utilize as pistas de caminhada para conhecer e viver a cidade da Amadora de uma forma mais saudável, reduzindo a sua pegada ambiental.
Estimular e criar condições para a utilização de meios não poluentes, a par com o incentivo à mobilidade ativa, criando para o efeito pistas de caminhada e ciclovias deve ser uma aposta. Neste sentido, a Câmara Municipal da Amadora tem vindo a investir nesta área, por via da criação de pistas de caminhada, que atualmente perfazem já uma extensão de 40 km, e do reforço de ciclovias.
No website municipal está disponível um mapa do concelho onde pode conhecer a rede de pistas de caminhada e visualizar os diversos pontos de interesse existentes ao longo das mesmas, de que se destacam equipamentos desportivos, parque e jardins, transportes públicos, património e cultura, mercados, entre outros.
O apelo vai no sentido da utilização das pistas de caminhada para conhecer e viver a cidade da Amadora de uma forma mais saudável, contribuindo, em simultâneo, para a redução da pegada ambiental.
O European Mobility Week Awards, elegeu, de entre as mais de 3100 vilas e cidades de 53 países, a Semana Europeia da Mobilidade da Amadora 2021 como uma das finalistas do prémio para municípios de grande dimensão (mais de 100.000 habitantes).
A Semana Europeia da Mobilidade da Amadora é uma oportunidade de mostrar as boas práticas do Município no que se prende com mobilidade e transportes e para colocar a mobilidade sustentável no centro da discussão pública.
Esta nomeação representa o reconhecimento pelo trabalho desenvolvido na Cidade pela autarquia nas matérias, procurando sempre inovação nas soluções implementadas no território, com o foco na sustentabilidade e na neutralidade carbónica.
#amadoracidade